Apple Oferece Reparos Gratuitos para Mac Mini M2 e Anuncia Nova Plataforma de Jogos com Metal 4

A Apple anunciou um programa global de reparo gratuito para modelos do Mac mini com chip M2, fabricados em 2023, que apresentam falhas de energia. Ao mesmo tempo, a empresa revelou avanços significativos na sua plataforma de jogos, incluindo o lançamento do novo aplicativo “Games” e a introdução da tecnologia gráfica Metal 4.
O programa de reparo atende a uma “pequena porcentagem” de unidades do Mac mini com chip M2 produzidas entre 16 de junho e 23 de novembro de 2024. Os dispositivos afetados podem não ligar corretamente, e a Apple oferecerá o conserto gratuito por meio de assistências técnicas autorizadas, com cobertura válida por até três anos a partir da data original de compra — mesmo que o produto já esteja fora da garantia.
A verificação de elegibilidade pode ser feita por meio do número de série do dispositivo, permitindo aos usuários saberem se têm direito ao reparo gratuito. A cobertura é válida globalmente, mas a Apple ressalta que o serviço pode estar limitado ao país ou região de compra do aparelho.
Os modelos mais recentes do Mac mini com chips M4 e M4 Pro não apresentam o problema e, portanto, não fazem parte deste programa.
Além do suporte técnico, a Apple está reforçando sua aposta no mercado de games com a chegada do aplicativo “Games”, que será lançado neste outono para iPhone, iPad e Mac junto às atualizações iOS 26, iPadOS 26 e macOS Tahoe. A nova plataforma será um hub centralizado para jogos, oferecendo descoberta de novos títulos, integração com o Game Center para desafios multiplayer, rankings, conquistas e eventos em tempo real.
Por ora, o app não será disponibilizado para Apple TV nem para o Apple Vision Pro, mas a Apple indicou que futuras expansões podem ocorrer, conforme a plataforma amadurece.
Outro destaque é o lançamento do Metal 4, substituto do Metal 3 como API gráfica da Apple. A nova tecnologia traz suporte a path tracing e interpolação de quadros com inteligência artificial, funcionalidades comparáveis às tecnologias DLSS 3.5 da Nvidia e FSR 4 da AMD. Com isso, será possível gerar quadros intermediários em tempo real para melhorar a fluidez dos jogos, além de implementar efeitos de iluminação avançados em títulos como Cyberpunk 2077.
“O Metal 4 foi desenvolvido exclusivamente para o silício da Apple e prepara o terreno para a nova geração de jogos nas nossas plataformas, com suporte a gráficos de ponta e tecnologias de aprendizado de máquina”, destacou a empresa em comunicado oficial.
Com essa API, desenvolvedores poderão executar redes neurais diretamente nos shaders, facilitando cálculos de iluminação, materiais e geometria. O Metal 4 será compatível com iPhones, iPads e Apple TVs equipados com chip A13 Bionic ou mais recentes, Macs com M1 ou superior, e Apple Vision Pro com M2 ou superior.
Contudo, para o uso de path tracing acelerado por hardware, será necessário ter pelo menos um chip A17 Pro ou M3. As funcionalidades MetalFX Frame Interpolation e MetalFX Denoising também foram incluídas para otimizar a geração de quadros e permitir ray tracing e path tracing em tempo real nos jogos mais exigentes.
Segundo a Apple, o Metal 4 é a primeira API gráfica voltada para jogos que oferece suporte a path tracing em dispositivos móveis — uma tecnologia que, até então, era restrita a computadores de alto desempenho devido ao elevado custo computacional.
O anúncio conjunto do programa de assistência técnica e dos avanços na plataforma de jogos evidencia a estratégia da Apple de reforçar sua confiabilidade no hardware, ao mesmo tempo em que se posiciona de forma mais competitiva no setor de games dentro do seu ecossistema de dispositivos.